![](https://static.wixstatic.com/media/7c89a3_ef2a74b608484c2baeea3afd3bb95a0d~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_1225,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/7c89a3_ef2a74b608484c2baeea3afd3bb95a0d~mv2.jpeg)
A Alcartes estará recebendo em sua sede, de 17 a 20 de dezembro, várias e importantes atividades de formação cultural dentro da programação do projeto FORMACULTURA, com destaque para ensaios abertos, laboratórios de artesanato, canto coral, música, artes visuais, teatro, literatura, dança e outros segmentos que acontecerão na sede da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, em Barra do Garças, em ações abertas ao público.
O projeto FORMACULTURA é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia e executado em parceria pelo Mutirum Instituto da Cultura e as prefeituras das três cidades, tendo o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas de cultura na região, integrando mapeamento, organização, formação e difusão cultural, com ênfase na valorização da identidade regional e na economia criativa.
Com duração de quatro meses, tendo início nesta terça-feira (17/12), o projeto FORMACULTURA será executado nas cidades de Araguaiana, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, municípios do Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia, contendo oficinas, workshops e mentorias nas diversas áreas das artes e da cultura. Exposições e apresentações artísticas são alguns dos eventos previstos na programação.
Nesta primeira etapa o projeto vai capacitar gestores e agentes culturais para planejamento e gestão cultural. Para tanto, serão realizadas oficinas, workshops e mentorias sobre elaboração de projetos, captação de recursos e economia criativa e sobre o processo produtivo da cultura nos municípios, envolvendo artistas e agentes culturais, além de gestores de organizações da sociedade civil.