top of page
Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S
Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 05
UDO OSCAR LUCKNE
Udo Oscar Luckner nasceu no dia 12 de março de 1927, em Estocolmo na Suíça. Seu pai, Paulo Luckner era sueco e sua mãe Hilda Mayer Luckner era nascida na Lituânia.
Aos 18 anos de idade Udo Oscar mudou-se para o Rio de Janeiro orientado por situações místicas. Era estudioso das religiões orientais, conhecendo profundamente as práticas religiosas do Tibete. Esteve nos andes, e na América Espanhola onde identificou semelhanças entre os Incas, Maias e indígenas brasileiros, seguindo roteiros místicos a partir da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, até Barra do Garças, mais precisamente Serra do Roncador. Documentou suas visões em literatura própria, com grande vendagem de livros em edições e reedições, ora esgotadas.
Sua sobrevivência foi pautada por ocupações diversas como vendedor ambulante, tendo tido como criador do sistema de vendas de porta em porta tendo iniciado com os produtos Avon. Profissionalmente não se prendeu ao exercício de nenhum oficio. Estudava religiões e escrevia.
Chegou a barra do garças em 1968, para identificar os lugares que eram objetos de suas visões, pelas predições religiosas internando-se no sertão mais longínquo, na religião onde, hoje são proximidades do município de Ribeirão Cascalheira. Aí se internou pelas florestas entrando em cavernas e fendas de montanhas, em busca de indícios da passagem do Coronel Fawcet, inglês que desapareceu nestas matas quando buscava os tesouros da desaparecida Atlântida.
Em 1970 mudou-se definitivamente para Barra do Garças, com sua família.
Usando Trajes típicos de sacerdotes orientais viveu no interior, longe da cidade, entre montanhas e cavernas, onde descreve ter acontecido sua iniciação religiosa e de sua família. Nesse ínterim produziu vasto material literário místico criou uma religião própria que dominou por Monastério Teúrgico do Roncador, em 1978. Com ampla divulgação pela mídia e distribuição dos seus livros, a religião se expandiu por todo país e até exterior. Instalou um templo em sua residência, na fralda da Serra do Roncador, mais precisamente Serra da Barra, hoje chamada de Serra Azul.
Uldo Oscar era o sumo sacerdote do Monastério e sua esposa Teresa, a sacerdotisa, sendo seus filhos os substitutos naturais em caso de ausência.
No dia 16 de julho de 1986, quando retornava a Barra do Garças, de viagem ao sul do país, Udo Oscar teve a vida tolhida em Bom Jardim de Goiás, em um acidente automobilístico.
Deixou os filhos Oscar Júnior, Paulo Eduardo, Rossana e Saloah, esta, com oito meses de idade.
bottom of page