top of page
Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S
Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 27
JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi o Presidente da República no período de 1956 a 1961. Nasceu na cidade mineira de Diamantina, onde estudou no Seminário Diocesano. Órfão de pai aos três anos, foi educado pela mãe que era professora primária. Para custear seus estudos na Faculdade de Medicina tornou-se telegrafista. Formou-se médico em 1927. Estudou na França e na Alemanha. Ao regressar ao seu estado foi nomeado capitão-médico da Polícia Mineira. Foi Deputado Federal de 1934 a 1937 quando perdeu o mandato com o advento do Estado Novo, voltando então às atividades de cirurgião. Em 1939 foi nomeado prefeito de Belo Horizonte. Sua grande obra foi a construção do Bairro da Pampulha.
Em 1946 voltou a ser Deputado Federal, cargo que ocupou até 1950, elegendo-se governador de Minas Gerais. Estimulou, quando governador, iniciativas para o desenvolvimento dos meios de transporte, usinas hidrelétricas e frigoríficos, campanhas nas quais havia participação do governo e também da iniciativa privada. Realizou grandes obras.
Indicado para a eleição de Presidente da República, elegeu-se e governou de 1956 a 1961. Realizou muitas viagens por todo o país lembrando ao povo da necessidade de novas obras e grandes empreendimentos. Desenvolveu um programa de industrialização com a instalação da indústria de automóveis. Construiu as grandes usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, abriu novas rodovias e pavimentou muitas outras, destacando-se a Belém-Brasília e a Brasília-Acre. Sua obra magnânima foi a construção de Brasília, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural do Centro Oeste com a interiorização da Capital do Brasil.
Reformulou uma nova política econômica e social para o Nordeste e reprimiu a rebelião de Aragarças perdoando os revoltosos detidos. Cumpriu a Constituição Brasileira e presidiu com correção as eleições de 1960. Concluiu a ponte Ministro João Alberto que liga Aragarças-Goiás à Barra do Garças – Mato Grosso.
O Presidente Juscelino Kubitschek terminou o prazo constitucional de seu governo deixando um clima de dinamismo e euforia no seio do povo brasileiro.
Foi o criador e principal propagandista da Operação Panamericana que foi precursora da Aliança para o Progresso. Além de forte oposição no Senado Federal, Juscelino enfrentou também algumas tentativas de insurreição. Foram realizados dois levantes com características semelhantes, ambas lideradas por membros da Aeronáutica, que se opunham ao seu governo e se situavam politicamente próximos à oposição representada pela UDN.
O primeiro levante ocorreu a 11-02-56. Acusavam Juscelino de desmandos e de continuar a linha política de Getúlio Vargas; o segundo começou em 02-12-59 e tinha como objetivo a implantação de Estado de Sítio ao País. Neste, Aragarças foi dominada pelos revoltosos, mas foram obrigados a desistir da rebelião ao serem dominados pelas tropas anti-rebeldes. Estas foram a Revolta de Jacareacanga e a Revolta de Aragarças.
Ao deixar a Presidência da República, Juscelino elegeu-se Senador pelo Estado de Goiás. Teve seus direitos políticos suspensos e seu mandato cassado por ter se colocado na oposição e participado das articulações da fracassada Frente Ampla de 1967. Foi afastado da vida política e faleceu em um desastre automobilístico a 22-8-76.
bottom of page