top of page
Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S
Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 06
FEBRÔNIO RODRIGUES DA SILVA
Febrônio Rodrigues da Silva é reconhecido, entre tantos pioneiros, como fundador da cidade de Torixoréu. Nasceu no dia 25 de junho de 1891 na cidade baiana de Jacobina. Era filho de Teodoro Rodrigues da Silva e Libânia Araújo da Silva, ambos naturais do estado da Bahia.
Em 1914, na capital goiana, a antiga Vila Boa de Goiás, ele conheceu Antônio Cristino Côrtes, com quem fez amizade. Cristino Côrtes ainda era residente de Registro do Araguaia para onde veio Febrônio Rodrigues.
A partir de Araguaiana, Febrônio descobre o Araguaia dedicando-se por mais de um ano à profissão de garimpeiro.
É bom lembrar que para o lugar e a época, Febrônio era considerado um dos homens mais cultos pois possuía o curso ginasial.
Assim, após seu ensaio como garimpeiro, ele percorre toda região garimpeira do Araguaia e do Garças como comprador de diamantes.
Sua profissão de comprador de diamantes ou “capangueiro” levou-o por diversas vezes à capital cuiabana onde fez um bom círculo de amizades.
Em Cuiabá, casou-se, no ano de 1922, com dona Amélia Rodrigues da Silva e teve como celebrante de seu matrimônio o Bispo Dom Mallan. Em seguida ele fixou residência na cidade de Alto Araguaia de onde passa a colaborar com o grupo dos “revoltosos” do Dr. Morbeck, que fizeram a chamada Revolução do Garças.
Com o advento da Revolução de 30, Febrônio Rodrigues torna-se um frequentador dos círculos políticos da Capital Federal, uma vez que sua profissão de vendedor de diamantes sempre o levava a viajar. Assim ele se transforma no mais importante articulador do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, de Getúlio Vargas, na região do Araguaia.
Entretanto, com apenas 56 anos de idade, no ano de 1947, vem a falecer na cidade de Barra do Garças.
bottom of page