top of page

CADEIRA 07

ERNESTO CAPOCCI BELMONTE

Ernesto Capocci Belmonte nasceu em Nápoles, na Itália, no dia 20 de julho de 1928, filho de Mario Capocci e Olympia Magliano Capocci, ambos italianos.

Sua grande inteligência fez com que, aos 16 anos, entrasse para a Universidade de Nápoles, onde cursou Engenharia Civil. Em seguida resolveu entrar para o convento, ingressando na Missão Salesiana, na cidade de Conserta e iniciando seus estudos religiosos.

Em 1959 veio para o Brasil e concluiu os estudos de Teologia, em Sâo Paulo. Professou os votos religiosos no dia 8 de dezembro de 1961.

Dedicou-se aos serviços da Igreja e da Educação neste país. que não foi o seu berço pátrio, mas foi o país da realização dos seus grandes ideais.

Aqui prestou serviços de total dedicação à educação, em particular à educação da juventude mato-grossense.

Chegou ao Mato Grosso em 1962 e em 28 de fevereiro de 1963 assumiu a direção do Colégio São Gonçalo, como prefeito daquele educandário, em Cuiabá.

Trabalhou em Alto Araguaia por um período não muito longo vindo para Barra do Garças em 1965 onde dirigiu o Ginásio Estadual, hoje Escola Estadual Senador Filinto Müller que, na época, funcionava no prédio da Escola Estadual Cristino Côrtes. Criou e foi o primeiro diretor da Escola Técnica de Contabilidade de Barra do Garças.

No ano de 1967 fundou o primeiro grupo de escoteiros de Barra do Garças, denominado “Sávio Boys”.

Deixou o sacerdócio em 1969, contraindo matrimônio com Edna Capocci, de onde nasceram dois filhos, Oscar Capocci e Pollyanna Oliveira Capocci. Continuou, porém, suas atividades de educador, embora tivesse se afastado do cargo por um período de dois anos e seguisse orientando a juventude através de jornadas cristãs e cursilhos de cristandade.

Foi um dos primeiros professores do Centro Pedagógico de Barra do Garças – UFMT. Fez especialização a nível de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Cursou mestrado em Sociologia na Universidade de Brasília por um período de dois anos. Escreveu a tese de doutorado “Cerrados Mato-grossenses”, a qual não chegou a defender nem publicar.

Faleceu em 5 de fevereiro de 1984, com 55 anos de idade, vitimado por acidente de trânsito, na cidade de Barra do Garças.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page