top of page

CADEIRA 23

BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

Brigadeiro Eduardo Gomes – militar e político brasileiro, nascido em Petrópolis/RJ, a 20 de setembro de 1896. Oficial do exército, após completar o curso da Escola Militar, passou para a Aeronáutica. Ainda Tenente, participou do movimento revolucionário de 5 de julho de 1922. Foi um dos dezoito do Forte de Copacabana e participou da Revolução de 1924.

Vitoriosa, a Revolução de 1930 teve papel importante na criação do Correio Aéreo Nacional (1931). Em 1932, ficou ao lado do Governo conta a Revolução Constitucionalista de São Paulo, como Comandante do 2º Regimento de Aeronáutica. Desarticulou a revolta comunista ali ocorrida, prendendo os insurrectos (1935).

Nos comandos da 1ª e 2ª Zonas Aéreas (Norte e Nordeste) colaborou com as forças norte-americanas no patrulhamento do Atlântico durante a 2ª Guerra Mundial (1941 a 1944).

Foi candidato de oposição à Presidência da República pela União Democrática Nacional – UDN- em 1945. Representando as “Oposições Coligadas”. Exigiu anistia plenas para os presos políticos. Veio a anistia sendo, então, libertados os líderes comunistas e integralistas, que imediatamente, tomaram posição na luta. Derrotado pelo General Eurico Gaspar Dutra, foi de novo candidato em 1950, contra Getúlio Vargas. Derrotado por este, recusou-lhe o convite para ser Ministro da Aeronáutica. Ocuparia a pasta nos Governos Café Filho e Castelo Branco.

Obteve reforma em 1961 no posto de Marechal-do-Ar.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page