top of page
Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S
Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 03
ANTÔNIO REZENDE MONTEIRO
Antônio Resende Monteiro nasceu em Caiapônia-GO no dia 30 de junho de 1923, filho de Dirceu Monteiro e Adelina Resende Granja.
Em 1950 bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de Niterói.
Elegeu-se em outubro de 1954 deputado estadual de Goiás, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), assumindo seu mandato em fevereiro de 1955. Em outubro de 1958 foi eleito deputado federal por seu estado, ainda pela legenda PTB. Deixando a Assembleia Legislativa, assumiu em fevereiro uma cadeira na Câmara Federal, na qual fez parte da Frente Parlamentar Nacionalista, grupamento interpartidário criado em 1957 com o propósito de combater o capital estrangeiro e a remessa de lucros e de defender uma política de desenvolvimento autônomo da economia nacional.
Eleito em outubro de 1960 vice-governador de Goiás, apoiado por uma coligação do PTB com o Partido Social Democrático (PSD), interrompeu seu mandato na Câmara para assumir, em janeiro de 1961, o cargo no governo do coronel Mauro Borges (1961-1964). Reeleito deputado federal em outubro de 1962 na legenda do PTB, deixou a vice-governança e assumiu o mandato na Câmara Federal em fevereiro de 1963. Após o movimento político-militar de março de 1964, com a extinção dos partidos políticos pelo ato institucional n°2, de 27 de outubro de 1965, e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), agremiação de apoio ao governo.
Em novembro de 1966 tornou a se eleger deputado, já na legenda da Arena. No pleito de 1970 foi reeleito pela mesma legenda. Nesta legislativa foi membro da Comissão de Legislação Social e Suplente da Comissão de Transportes, comunicação o Obras Públicas da Câmara.
Mais uma vez reeleito em novembro de 1947, no novo período legislativo foi membro da comissão de transportes, suplente da Comissão de Trabalho e da Comissão social e vice-presidente da Comissão Especial da Região Centro-Oeste. Em novembro de 1978 tornou a se eleger deputado federal e, com a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), de apoio ao governo. Nessa legislatura voltou a participar da Comissão de Transportes e a ocupar uma suplência na Comissão de Trabalho e Legislação Social da Câmara Federal. Concorrendo a mais uma reeleição no pleito de novembro de 1982 na legenda do PDS, conseguiu apenas uma suplência, tendo concluído seu mandato em janeiro de 1938.
bottom of page