top of page
Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S
Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 42
ZÉLIA DINIZ DE AGUIRRE
Zélia Diniz de Aguirre, filha da saudosa escritora, historiadora e ex-presidente da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, Zelia dos Santos Diniz, e também do saudoso advogado e professor Dr. Rubens Corrêa de Aguirre. Nasceu em Campo Comprido (PR), e minhas veio para a região do Araguaia aos 3 anos de idade.
Abraçou a vocação de educadora aos 17 anos. É raduada em Pedagogia, com especializações que abrangem desde alfabetização, ensino especial, ciências políticas até saúde pública, refletindo seu compromisso com a educação holística e inclusiva.
Fez carreira como professora do Estado de Mato Grosso. Mesmo tendo se aposentado, continua sua missão pelo conhecimento. Atualmente é moradora de Confresa-MT, onde atua como professora na comunidade da zona rural, testemunhando diariamente o poder transformador da educação.
É, também, escritora de várias poesias, onde as palavras se tornam versos que dançam ao ritmo das emoções. Cada poema é uma viagem ao universo das sensações, um convite para explorar as nuances da alma e contemplar a beleza na simplicidade das palavras.
Mantém participação ativa e dedicada em diversos projetos sociais e comunitários, trabalhando para promover o desenvolvimento local e o bem-estar coletivo. Assim, exerce a convicção de que a verdadeira mudança começa nas pequenas ações de cada indivíduo.
Traz consigo não apenas a bagagem de uma vida dedicada à educação, mas também as histórias e lições aprendidas nas trilhas do Araguaia, nos corredores das escolas, e nos versos que ecoam nas páginas de sua poesia.
bottom of page