top of page

CADEIRA 17

WALDOMIRO BARIANI ORTÊNCIO

WALDOMIRO BARIANI ORTÊNCIO é paulista de Igarapé, nascido nas Usinas Junqueira a 24 de outubro de 1923. Seu pai, Antônio Ortêncio. Dona Josefina Bariani, sua mãe, lecionou corte e costura pelas cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e de Goiás. Seu pai sempre foi carpinteiro e serrador de toras.

Em 1938 a família toda, (também avós, tios e primos) transferiu-se para Goiânia. A nova capital iniciava-se, então. Fez os cursos ginasial e científico no Liceu de Goiás e foi até o primeiro ano de odontologia, desistindo para entrar definitivamente no comércio. Lecionou Matemática e foi alfaiate. Ainda é comerciante. E mais: industrial, fazendeiro e minerador.

Casou-se em 1948 com Ana Silva Morais (dona Leuza) e tem três casais de filhos. Foi campeão goiano de futebol por diversas vezes.

É membro da Academia Goiana de Letras desde 1962. Presidente por três vezes da União Brasileira de Escritores - seção de Goiás. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e do Conselho Estadual de Cultura. Pertence à Comissão Nacional de Folclore, à Associação Goiana de Imprensa e à Sociedade Geográfica Brasileira.

Participa de várias antologias e conquistou vários prêmios literários. É cidadão goiano por força de lei no governo do Dr. Otávio Lage de Siqueira.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page