top of page

CADEIRA 33

MIGUEL JORGE

Miguel Jorge nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 16 de maio. menino ainda, mudou-se com a família para Inhumas, Goiás. Residiu por sete anos em Belo Horizonte onde graduou-se em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal de Minas Gerais. De volta a Goiânia, bacharelou-se em Direito e, mais tarde, em Letras Vernáculas, pela Faculdade Católica de Goiás, onde passou a lecionar Literatura Brasileira, no Departamento de Letras.

Foi professor de Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

Foi Presidente do GEN (Grupo de Escritores Novos) por duas vezes e Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores de Goiás. Dirigiu, por dez anos, a "Página Literária" da Folha de Goyaz e, por oito anos, o Suplemento Literário de "O Popular".

Recebeu, duas vezes, o Prêmio Bolsa de Publicações "Hugo de Carvalho Ramos", da Prefeitura Municipal de Goiânia, assim como prêmios pela Academia Campograndense de Letras, pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte (por Veias e Vinhos, "Melhor Livro" editado em 1982), pela Academia Goiana de Letras (Troféu "Cora Coralina”). Recebeu, por duas vezes, o Troféu Tioco, da UBE-GO (Literatura - Ficção e Comunicação, pelo Suplemento Literário de "O Popular"), o Troféu Inhumas, do GREMI (Inhumas-GO) e, recentemente, os títulos de "Cidadão Inhumense" (Câmara Municipal de Inhumas) e de "Cidadão Goianiense" (Câmara Municipal de Goiânia).

É membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, da Associação Brasileira e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA).

Publicou os seguintes livros:
Antes do Túnel (contos), 1967; Texto e Corpo (contos), 1969; Antologia do Conto Goiano (em co-autoria com Anatole Ramos e Luiz Fernando Valadares), 1969; Couto Magalhães: A Vida de um Homem (ensaio), 1970; Antologia do Novo Conto Goiano 1974; O Visitante e OS Angélicos (peças para teatro), 1974; (romance), 1975; Avarmas (conto), 1978; Os Frutos do Inhumas: Nossa Cidade (poemas) Teatro Moderno Rio (poemas), 1974;
1981; Urubanda (contos), 1984;(quatro peças para teatro), 1981; Nos ombros do cão (romance),Rampa (contos), 1993; Literatura Infanto-Juvenil: Morosinho (novela), 1985;
Caixote, 1991;Prófugos (poemas),1991 A Descida da 1993;

Literatura infanto juvenil:
Morosinho (novela), 1985
Atrás do Morro Azul (contos), 1985; - Um Anjo no Galinheiro (novela), 1986 e
Asas de Moleque (novela), 1989.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page