top of page

CADEIRA 01

ANTÔNIO PAULO DA COSTA BILEGO

Antônio Paulo da Costa Bilego, maranhense de Mangabeira, chegou com 13 anos a Barra do Garças/MT. Trabalhou como balconista de lojas, garimpeiro escafandrista nos rios Garças e Araguaia. Foi tropeiro, boiadeiro, comerciante e fazendeiro.

Ingressou na política sendo prefeito de Araguaiana e Aripuanã. Quando prefeito de Araguaiana criou o município de Barra do Garças a partir do então distrito, absorvendo a sede e todo o território a 15 de setembro de 1948. Tornou-se seu primeiro prefeito de Barra do Garças. Entre os diversos cargos que ocupou durante sua brilhante existência, ressalta-se ter honrado as ocupações como inspetor escolar, vereador e inspetor de rendas.

Maçon emérito da Loja Maçônica Acácia Cuiabana, fundou a Loja Maçônica Acácia do Araguaia. Comendador da Ordem do Mérito Legislativo Mato-Grossense, poeta e escritor, dedicou-se por muitos anos a escrever contos e poemas que declamava com grande expressão.

Sua grande obra é sobre a penetração da região do Garças e Araguaia, intitulada "Memórias de um Pau de Arara". Para desencanto de seus amigos, familiares e admiradores sua obra ainda não foi publicada.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page